quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Filosofar sobre o filosofar

Mas, afinal, o que é filosofia? Para que filosofia? Tem alguma utilidade?
Quando ingressei na universidade, no ano 2000, tive que responder estas perguntas para praticamente todas as pessoas que eu me relacionava. Há uns anos atrás, a filosofia não era uma disciplina curricular obrigatória do Ensino Médio, como hoje é. Desta forma, muitas pessoas sequer tinham conhecimento sobre o que se tratava. E sequer conseguiam entender porque uma jovem como eu poderia se interessar em fazer um curso superior e querer seguir a filosofia como profissão. E eu, de outro lado, me interrogava, perplexa: por que me perguntam tanto? Se todas as pessoas possuem a capacidade de pensar, traçar conceitos e se espantar com o mundo, por que não é óbvio para todos que o filosofar é o que moveu a humanidade, é o que deu razão para que todas as ciências pudessem se desenvolver? O que aconteceria se os grandes pensadores não tivessem desenvolvido esta racionalidade? Teríamos todo este aparato científico? Certamente não.
Este vídeo que trago hoje aqui mostra um pouco da concepção do que faz um filósofo na visão de um dos meus filósofos favoritos: Jean-Paul Sartre. Sartre diz que o filósofo tem dois trabalhos a serem realizados: um é o trabalho acadêmico, teórico e conceitual e que circula no meio do mundo dos filósofos profissionais. Outro é um filosofar mais solto, sem tantos rigores e sem preocupações, todavia mais verdadeiro, que é o que vai muito além dos limites das universidades e que vai, aos poucos, se tornando um vício, um hábito e passamos a observar o mundo com um olhar mais curioso e mais crítico.Sem grandes pretensões, mas este filosofar que Sartre fala creio que poderia ser o que chamamos aqui de filosofia de botequim! Um pensar desmedido sobre tudo o que der vontade, sobre tudo o que inquietar a mente, simplesmente deixando fluir... Então, mais uma vez, convido vocês a entrarem neste bar comigo e filosofar sobre o mundo, filosofar sobre o cotidiano, filosofar sobre tudo e sobretudo, filosofar sobre o filosofar...

2 comentários:

  1. A utilidade da filosofia é que ela ensina a pensar e isso para muitos dói.

    ResponderExcluir
  2. Que incrível, já me perguntaram isso também. Embora eu não tenha feito a faculdade de filosofia, já tive vontade e tenho mais ainda de fazer Antropologia - um ramo um tanto semelhante. Aliás, como você disse ... tudo tem um pouco de filosofia, porque foi daí que surgiram as outras matérias. Acho fascinante o ato de filosofar, inclusive foi o nome do seu blog que me chamou a atenção de início.

    ResponderExcluir

Comente, critique, fale!!!
Seu retorno é muito importante para mim!