sábado, 12 de dezembro de 2009

O que ainda não sei

O mundo é grande. E isto é um fato. Por ser grande e fazer parte de um universo infinito, o que somos nós aqui? Uma parcela mínima e minúscula pertencente a algo muito, mas muito maior do que nós. E nisso, estamos aqui, vivendo, aprendendo e reaprendendo constantemente. Sobre isso, fico pensando no quão ignorantes todos somos, no tanto que nos resta aprender e apreender. Sócrates, um dos maiores filósofos de todos os tempos, dizia Só sei que nada sei. E ele estava certo. Nada sabemos desta vida.
Na verdade tenho sede de conhecimento. Gostaria muito de ler mais e mais livros, me fascina o que ainda não sei. Tenho uma atração irresistível pela obra de alguns autores, embora nunca os tenha lido. Queria fazer mais uns dois ou três cursos superiores, se o tempo me permitisse. Queria viajar, conhecer países e lugares distantes, totalmente diferentes da cultura que eu vivo e que está cristalizada em mim. Queria aprender novos idiomas, ter novas experiências, trabalhar em outras áreas... Ah, quanta coisa eu ainda não sei! Na verdade, o que eu penso é o seguinte: uma única vida é muito pouco para tudo que se pode fazer. O tempo passa muito depressa e vivemos em um cotidiano que por vezes nos vicia e não permite que priorizemos nossos tempos para novos aprendizados. E novos aprendizados remetem a novas vivências, a novos devires, a novos eus.
Provavelmente eu acabe minha existência aqui na Terra sem ter feito sequer a terça parte de tudo que eu gostaria. Mesmo que viva cem anos. E mesmo que pudesse viver por um milênio inteirinho. O mundo é realmente grande... então, vamos lá! Vamos viver, como diria Lulu Santos, tudo o que há pra viver, vamos nos permitir...

2 comentários:

  1. Olá Letícia... obrigada pela visita... é bom estar de volta tbm!

    Ai, ai... é incrível q ainda hj há algumas pessoas q se acham perfitas 'sabe-tudo', né???
    Mas compartilho com vc a certeza d q nada sei dessa vida, e q ainda vou precisar de algumas encarnações p aprender tudo q quero e viver tudo q aprendi!

    Ótimo texto, como sempre!

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, Letícia!
    Seus textos sempre me fazem refletir e viajar muito! E eu também me perco muito nesses mesmos pensamentos... me sinto como um grãozinho de areia mediante a grandiosidade do universo do qual fazemos parte. Além de também querer viajar pelo mundo, conhecer novas pessoas, novos lugares e culturas diferentes... o mundo é muito grande para nos prendermos a um único lugar, não é mesmo?

    Parabéns pelo textoe obrigado pela viagem!
    Beijos,
    Jefferson.

    ResponderExcluir

Comente, critique, fale!!!
Seu retorno é muito importante para mim!