sábado, 28 de novembro de 2009

Sons da alma



Não me canso de assistir esse vídeo e nem de ouvir esta música... Sinto um prazer enorme ao escutar o som do U2, com sua linda One tocando em meus ouvidos. Essa, assim como tantas outras, mostram um pouco de mim, um pouco pela melodia, outro pela letra, outro pela interpretação do cantor... Enfim, às vezes penso um pouco sobre isso, sobre como existem sons, cheiros, imagens e expressões com as quais a gente se sintoniza e traduzem nossas almas... Poderia citar várias coisas, mas a música tem esse caráter especial. Muito mais do que uma simples expressão matemática e física, com uma música somos capazes de fecharmos os olhos e viajarmos para tempos distantes, criando uma manifestação da memória que nenhum outro estímulo é capaz de dar... Ah, e como é bom reviver... Porque lembrar de certa forma é viver novamente...Também através dela podemos sonhar, vislumbrar dias e momentos possíveis... Além de, claro, nos proporcionar o prazer da dança, do movimento e do embalo para a alma. Quantas histórias começaram com uma simples música... Algumas acalmam, outras agitam, outras mexem com as emoções e outras mostram a nossa cara, a nossa subjetividade... Nenhuma outra coisa nos aproxima tanto de nossa essência, daquilo que verdadeiramente somos. E mais: músicas marcam. Marcam amores, fases, conquistas e histórias de vidas... E será que as percebemos da mesma forma? Será que o que eu sinto outra pessoa sente da mesma maneira e com a mesma intensidade?
Pudera eu ser como uma música... Ser em alguns momentos louca como as músicas de Raulzito Seixas e dos Mutantes, sublime como as canções de Vinícius de Moraes e Tom Jobin, emotiva como as interpretações da Elis Regina e profunda como as melodias de Loreena Mckennitt e Enya... Ah, poder dançar, comover, embalar paixões... Também trazer a tona tristezas e nostalgias... Ter o dom de fazer reviver momentos, despertar sentimentos... Mas simplesmente tocar a alma... Pudera!!! E você? Se fosse uma música, que som você seria?

Um comentário:

  1. Querida Letícia, texto brilhante! Faz-nos refletir bastante... A música tem mesmo esse dom de nos encantar e nos transportar para os lugares mais impossíveis e inimagináveis. Para mim, música é vida; ela está em todos e em tudo. No ritmo de nossa respiração, no pulsar de nosso coração, no canto dos pássaros, nos sons dos carros, do vento... há uma música, uma verdadeira sinfonia que ecoa dentro e fora de nós todos os dias, nos convidando a cantar, a dançar, a sentir, a viver...
    Que som eu seria? Acho que seria bossa nova. ^^

    Beijos,
    Jefferson.

    ResponderExcluir

Comente, critique, fale!!!
Seu retorno é muito importante para mim!