sexta-feira, 2 de abril de 2010

Poesia filosófica

Apresento hoje uma linda poesia, escrita por um grande amigo meu, o Ricardo Sacharuk. Sacharuk, poeta gaúcho, como gosta de se apresentar, é também um eterno filósofo, como podemos perceber com esta poética recheada de conceitos filosóficos. Lançou recentemente seu primeiro livro, Uma Outra Gnose. Para quem quiser conhecer mais os escritos dele, seu blog está na minha lista de links recomendados. Não tenho dúvidas de que todos aqueles que passeiam pelo universo da filosofia, irão se identificar em um momento ou outro desta poesia.

Envergadura moral

Ergui pontes para eudaimonia
sobre colunas de poesia
ao encontro da felicidade

encontrei a suma verdade
e a verdade verdadeira
sem votos de castidade
ou qualquer outra besteira

Eu calcei argumento na lógica
silogisticamente estrambótica
para dar sustento à moral

sou politicamente animal
aristotélicamente normal
mais um cidadão sorumbático

Entretanto sou meio socrático
sem preocupação hermenêutica
derrubo incertezas pela maiêutica
não entendo esse mundo de plástico

Fizeram do ethos deontologia
cobraram de mim envergadura moral
e não encontrei essa tal
no minha cartilha de filosofia

sou eu o motor imóvel
o resto tudo é ignóbil
qualquer conceito de decência
procede do ente e não da essência.


Wasil Sacharuk
março2010

3 comentários:

  1. Nunca vi uma poesia tão filosófica como esta! Belíssima!
    Beijo,
    Jefferson.

    ResponderExcluir
  2. Guria, teu carinho me emociona.

    É sempre maravilhoso compartilhar contigo. E a filosofia é um laço firme entre nós.

    beijo do teu fã

    ResponderExcluir
  3. Você acha que a poesia pode mudar o mundo???

    Poesia e Evolução Humana
    Ensaio sobre a importância da poesia para a humanidade
    Autor: Orácio Felipe
    Descrição :
    Qual a contribuição da Poesia para a evolução da humanidade? Numa rápida abordagem conversamos com os leitores sobre o significado e importância da poesia para "derreter" as algemas que muitas vezes nos aprisionam. A poesia é também uma manifestação simbólica, que revela o universo do autor mas também influi no universo do leitor, proporcionando uma expansão da consciência. Em muitos casos leva até a revolução. Listando algumas poesias e músicas evidenciamos momentos onde a evolução cultural beirou a revolução e libertou. Quiçá pudéssemos alimentar nossos educandos com boa literatura desde tenra idade.

    www.clubedosautores.com.br

    ResponderExcluir

Comente, critique, fale!!!
Seu retorno é muito importante para mim!