terça-feira, 20 de outubro de 2009

Diferença versus igualdade

Será que um dia enfim a humanidade irá desenvolver a capacidade de se respeitar, de se aceitar mutuamente? Será que chegará o dia em que todos poderão enxergar o outro com o entendimento de que somos todos diferentes e, por sermos diferentes, temos culturas diferentes, hábitos diferentes, crenças diferentes etc, etc, etc? Procuro pensar que sim, que esse dia um dia chegará. Penso assim por ser mais confortável, por ainda acreditar na humanidade e pelo meu lado otimista ser ainda forte. No entanto, sei bem que estamos muito longe disso tudo. Muito longe de olhar o outro com olhos "normais", sem preconceitos, sem estereótipos e sem piadas.
É lamentável pensar que décadas depois do fim dos horrores do holocausto, barbárie causada unicamente pelo etnocentrismo, por um monstro disfarçado de homem julgar a sua raça "superior" a outra; ainda encontramos por aí neonazistas, skinheads e seus bandos. Mas esses ainda são explícitos. Mostram as suas crueldades. E acabam, ou deveriam acabar, um dia em uma cadeia. E os demais, que com caras de bonzinhos e que se dizem sem nenhum preconceito e que ainda discriminam homosexuais, negros, judeus, pessoas portadoras de deficiência? Para esses não há punição. Esses andam aí, por toda a parte... Todo mundo conhece algum. Eles aparecem contando alguma "piada de português", ou de gays, ou racial. Sempre se achando superior a outros. Mas aí é que eu pergunto: o que faz alguém ser superior a outra pessoa? Não são todos humanos, errantes e cheios de defeitos? Sim, são. No fim das contas, todos iguais. Iguais, mas diferentes. Extremamente diferentes. Então simplesmente não consigo entender o porquê de alguém se achar melhor do que outro alguém.

Uma dica: o filme "O menino do pijama listrado" é ótimo e mostra os horrores de um campo nazista de extermínio através dos olhares de duas crianças. Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, fale!!!
Seu retorno é muito importante para mim!